Para engajar os pacientes, os serviços de saúde precisam desenvolver instrumentos, processos e práticas que auxiliem o paciente a definir seus objetivos e a atingi-los, ofertando orientação genuína e os empoderando de forma que possam tomar para si seu próprio cuidado.
Para tanto, a pesquisa realizada por Cognizant and ReD Associates apontou 9 formas de engajar os pacientes:
- Ajudar o paciente a se cuidar conforme seus objetivos de vida. 85% dos pacientes entrevistados relataram que os parâmetros clínicos não refletem a sua experiência de cura.
- Ajudar o paciente a otimizar sua qualidade de vida. Os pacientes relataram que os planos terapêuticos são difíceis de seguir e não oferecem escolhas reais para sua situação.
- Apoiar o paciente a aprender com outros pacientes, a pesquisa demonstrou que a maior parte dos entrevistados segue mais outros pacientes do que as orientações dos médicos.
- Ajudar o paciente a construir e a seguir a sua própria rotina de cuidado. Os planos terapêuticos devem considerar o tempo de cada paciente e a possibilidade de dar passos para trás.
- Ajudar o paciente a reduzir o impacto da doença sobre a sua vida. Estratégias de engajamento devem incorporar soluções criadas pela próprio paciente e suas habilidades para lidar com a doença.
- Auxiliar o paciente a compartilhar a sua estória. Estratégias de engajamento devem considerar as narrativas que não se ajustam ao prontuário médico.
- Apoiar o paciente a ajustar a medicação e o tratamento de acordo com sua experiência pessoal. 47% dos entrevistados relataram que tiveram que ajustar a medicação em relação ao horário e à dosagem.
- Ajudar o paciente a perceber a relação de causa e efeito entre a medicação e o tratamento e suas sensações. Os pacientes relataram que percebem a sua cura por meio das suas sensações corporais.
- Apoiar o paciente a se cuidar em seu contexto familiar e nos serviços de saúde que frequenta. A cura do paciente é influenciada pela qualidade das suas relações.